sábado, 15 de novembro de 2008

Escólios

Não sei se os caríssimos leitores deste blog idiota já repararam mas desde hoje que em baixo de cada post não aparece "47 comentários" mas sim "47 escólios". E que raio é isto dos escólios? Pois bem, as Malucas depararam-se com esta interessante palavra na realização de uma dessas coisas chatas que se chamam "trabalhos universitários" e acharam-lhe tanta piada que decidiram apoderar-se dela para dar um toque mais intelectual aqui ao blog.
Deixo-vos uma definição de escólio: (tirada de onde? De um site da fcsh, só podia...)

"Termo de origem grega (skólion), que designa uma pequena canção que os comensais gregos costumavam entoar. Foi praticado por Alceu e Píndaro. Veio depois a significar as anotações explicativas ou interpretativas no final de um texto literário, que serviam para esclarecer dúvidas gramaticais ou literárias dos autores clássicos gregos. Destes comentários destinados a tornar em inteligíveis os autores clássicos, temos por exemplo registos de Apolónio e Longino, que fizeram escólios da obra de Homero e de Aristófanes e Aristarco que anotaram Píndaro. Foi também graças ao escoliasta Porfirião que soubemos que Horácio se serviu de uma obra de Neoptólemo de Pário para escrever a sua Arte Poética. Os escólios deviam ser curtos, objectivos e novos, o que nem sempre aconteceu, porque também se verificou uma múltipla actividade escoliástica espúria. Distingue-se o escólio do glossário, porque este explica apenas palavras isoladas e difíceis, ao passo que os escólios estão obrigados a esclarecer todo o texto. Distingue-se também do comentário (v.), porque evita as digressões e é mais breve. A prática antiga dos escólios estendeu-se depois para a exegese bíblica."

Pronto, e agora façam favor de comentar os nossos posts para poderem andar por aí a dizer "Eu deixei um escólio no blog das Malucas!"

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

No comments....

Diana:
"O chá é água quente, é tipo estares a tomar banho e beberes a água"

Perfil: O peixe gordinho que veio para o aquário


Tinha nome antes de existir. “Bruce, como o Springsteen”, diz Diana, a mãe que não quer ter filhos. Andava para ser gerado há um ano e, finalmente, na tarde da passada sexta-feira, o milagre aconteceu. A criatura que ocupa a prateleira superior do armário da sala é cor-de-laranja com uma mancha branca. “Parece que tem aquela doença de pele de que não me lembro o nome” diz uma indivídua com alto quociente de estupidez.
As suas ocupações principais (do peixe, não da indivídua) são, segundo consta, nadar e comer. Duas vezes ao dia, para estar na média. A embalagem da comida diz “2 a 3 vezes ao dia”, cá em casa refila-se que isso é muito. Que seja, se não morrer de enfartamento vai morrer de outra coisa qualquer mas, a avaliar pelos cuidados extremosos da mãe, não vai ser em breve. Mas também não há-de ser daqui muito tempo. Bruce, nos seus inocentes 6 dias de vida, já superou uma prova de resistência que poderia ter ditado o seu fim: veio de Mafra a Lisboa dentro do aquário, enrolado em película aderente, enfiado numa caixa de cartão que, por sua vez foi arrumada na parte de trás de uma carrinha com motor de frio. 40 kms volvidos e a agitação no pequeno animal era visível. Não que importe muito. Afinal, os peixes têm uma memória de 3 segundos (ou 30, não sei bem). Seja como for, não dá tempo para nada. A existência deve ser tão mais feliz assim!
Diz-se por aí que, quando está sozinho em casa, Bruce ensaia umas malhas na viola da dona. Perdão, da mãe. Dona, vá, também não gosto assim tanto de animais. Quer fazer jus ao nome e ser o The Boss do aquário. Mas tem ambições mais altas. Não quer ser um peixe burro e, por isso, às vezes esgueira-se até aos quartos para ler Foucault e Bragança de Miranda. E este é o maior desgosto que já deu à tia FFF. Tia essa que o adora e que tem a dizer sobre o sobrinho: “Sei lá, agora não me ocorre nada. Mas quando me lembrar eu digo-te.”
Acrescente-se ainda que foi impossível juntar citações do próprio por falta de intérprete.

No comments

Filipa, olhando para uns sacos no chão da cozinha, ao lado do caixote do lixo:

- Isto é lixo sujo?

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Pig Brother


Nós somos malucas. Mas há gente pior!
Há maus jornalistas. E há jornalistas piores. Como nós… Que vamos dar uma notícia que aconteceu há 7 anos…
Em 2001, na sequência da febre do Big Brother, alguém se lembrou de criar em Inglaterra nada mais nada menos que o PIG Brother. O conceito é semelhante ao humano… Uma casa ou, neste caso, uma pocilga, o Pig Castle, e 5 concorrentes: Portillo, Brown, Beckett, Blair e Widdecombe. Os 6 milhões de pessoas que eram esperados como audiência (tinha sido mais um se eu tivesse sabido a tempo!) podiam depois ligar para um número para expulsar o seu porco “despreferido”. No final, o dinheiro das chamadas revertia a favor dos agricultores ingleses.

E depois disto tudo… quem é que tem pancadas com porcos??? Nem se atrevam a dizer o meu nome =)

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Inadmissível!


As aulas acabaram há quatro meses. E recomeçaram há duas semanas. E tanta coisa se passou no entretanto mas nada foi escrito! Inadmissível? Será, para uns. Agradável, para outros. Porém, para alegria ou desespero dos nossos leitores, as Malucas do 36 voltaram e, adivinhem… Passaram de duo a trio! Pois é, tenho o prazer de vos apresentar a maluca da Carina, recém-traumatizada pelos acontecimentos insólitos que ocorrem diariamente neste antro de estupidez. A partir de agora será colaboradora assídua do blog (mesmo, tá Carina?). E lanço aqui o desafio de comprovarmos por nós uma dúvida que a comunidade científica há muito se coloca: a estupidez deve-se à genética ou ao meio ambiente? Pois é…conseguiremos nós corromper esta boa selvagem de Rousseau? Ok ok, vou parar por aqui… Citar autores leccionados em CC ultrapassa qualquer limite de estupidez minimamente aceitável. Fui…

terça-feira, 17 de junho de 2008

Nas mesas do Campo Pequeno II

Hoje, enquanto comíamos um gelado, depois da frequência de sociologia

Di: Ainda não fiz a digestão
Fi: Vais morrer…
Di: Faltam 15 minutos
Fi: Para morreres?!
Di: Não! Para fazer a digestão…

Passado um bocado...

Fi: O Tiago vai passar a sair do trabalho as 5, não sei porquê.
Di: A que horas é que ele costumava sair?
Fi: Ás seis, vai trabalhar menos uma hora.
Di: Se calhar está grávido, tem redução de uma hora!


Ok, definitivamente algo se passa com as mesas do Campo Pequeno porque cada vez que lá vamos sai uma pior…

Perseguição!

Segunda-feira, 16 de Junho de 2007; 12h30

Filipa sentada à mesa da sala; Diana deitada no sofá. Ouve-se uns barulhos de passos e de alguém a cantar e as duas saltam de onde estão para irem espreitar pelo buraquinho da porta. Era, obviamente, a Velha (a que mora por cima e, segundo a Filipa, todos os dias sai de casa mais ou menos a esta hora).
A Filipa e a Diana espreitam pelo buraquinho da porta enquanto a Velha desce as escadas.

Quando deixam de a ver, dá-se o seguinte diálogo:
Di: Vamos segui-la!
Fi: Achas?!

Olham uma para a outra e correm para ir buscar as suas malas.

A Filipa vai para as escadas, a Diana para a varanda, ver para que lado vai a Velha.

Di: Praça de Espanha!

E desce as escadas a correr para ir ter com a Filipa, que esperava à porta do prédio.

Fi: Ela entrou no café já aqui ao lado…

E pronto, a Filipa e a Diana voltam para casa e é o fim desta perseguição.

sábado, 14 de junho de 2008

Ainda sobre o episódio da "barata do Entroncamento"

Ai ai meninas vocês são mesmo más... não gozem com quem tem medo de insectos... podia ter acontecido a uma de nós... mas prontoS como até acho isto engraçado até vos digo mais... na noite a seguir apareceu um bicho igual na casa dela... deve ter ido à procura do amigo que desapareceu, obviamente :p agora esperemos é k ele não tenha muitos amigos porque senão todos os dias vai ser mais um episódio hilariante em casa dela lol
Mas fico agradavelmente surpreendida por ver num blog sério como este, conhecimentos adquiridos em Direito e Deontologia da Comunicação Social, por causa de um post sobre um visitante indesejado na casa de uma pobre rapariga :)

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Episódio Engraçado....

Bem estou aqui hoje a estas horas para vos relatar um episódio hilariante mas verídico. Aconteceu a uma amiga minha mas como lhe prometi não vou relevar o nome dela, como tal e para facilitar o relato vou intitulá-la como a indivídua.
A indivídua estava em casa sozinha quando me liga a dizer que tinha um bicho no quarto... Após a visualização do dito cujo e segundo palavras dela, montou um verdadeiro cenário de guerra não só no seu quarto mas na restante casa. Passo a descrever com as palavras da indivídua:
"eu estava sentada na minha cama, descalça, de calçoes de pijama e top de ir para a rua e oiço um barulho. olho e era o bicho a bater nos meus ténis que estavam no chão ao pé do armário. gritei, obviamente. depois ele vai, sobe um pouco o armário, volta a descer e vai pró pé da secretária. depois liguei-te. depois agarrei nuns sapatos e fui para a sala ligar ao meu pai pró pé do corredor para ver se ele saia. liguei-lhe, ele só se ria. (pormenor interessante: "eu disse-lhe que devia ser uma barata do entroncamento porque era bue grande :p") depois ele disse para ver se eu resolvia isto para ele nao ter de vir até cá matá-la. entretanto mandei mensagens e telefonei a várias pessoas mas ninguém me podia cá vir ajudar. ainda pensei ir pedir ajuda ao meu vizinho mas achei melhor que não, tenho uma reputação a manter (isso é o que ela pensa :P). depois deixei de a ver. sabia que estava no meu quarto mas fugi a correr. depois foi buscar uma cadeira da sala e pôs à porta do meu quarto, pus-me em cima dela, e depois fui buscar as outras, e pôs para o lado da cozinha e ia andando assim... passava para a segunda e ponha a primeira à frente para nunca pisar o chão porque o bicho podia ter ido par a cozinha sem eu ver e fui assim até ao wc, liguei a luz da varanda e fui buscar a vassoura e a esfregona e voltei da mesma maneira pró corredor em frente ao meu quarto e pus-me a mandar bolas de papel de jornal pró quarto a ver se assustava o bicho e ele se mexia mas não estava a dar resultado e fui buscar o aspirador e liguei-o, andei com ele por debaixo da cama (eu sempre em cima da cadeira) e nada. (agora segundo ela esta é uma parte má) é k eu nao tinha bolsos pk tou de calçoes de pijama mas precisava de ter os telemoveis comigo ou seja.... pu-los nas cuecas (realmente é muito mau). depois tive de ir ao quarto buscar as chaves de casa para abrir a porta aos meus pais e quando olhei o bicho vinha na minha direcçao, eu saltei da cadeira e fui aos gritos porta fora. depois os meus pais chegaram, tiveram 20 minutos a procura do bicho que continuava no meu quarto e mataram-no."
Sei que o relato é um bocado longo mas vale a pena lê-lo.... não sabem o quanto ri com esta situação... e mais uma vez reforço a ideia de que a protagonista desta história não fui eu nem a Di...
Hope you like it :p

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Jornal da Nova

Como alguns de vocês já sabem, este é um vídeo feito por nós (Carol, Di, Fi,Inês e Mia) para apresentar no trabalho de Retórica.
Não, não somos doidinhas... um bocadinho, prontoS... Mas divertimo-nos a fazê-lo... Divirtam-se...com as nossas (tristes)figuras!

domingo, 18 de maio de 2008

Almuerzo español

Viram o anúncio na FCSH que dizia “Dia 15 – Ementa Galega”? Nós vimos!
E a comida galega, viram-na? Nós não…

Peço desculpa se estou a difamar a bela cantina da FCSH, se calhar nesse dia a carne, o arroz e as batatas vinham directamente da Galiza. Mea culpa…

Bem, mas nós cá por casa tivemos algo muito melhor do que comida galega feita na faculdade. Tivemos comida espanhola feita por espanholas à séria! A Julia, a Letícia e a Alicia “invadiram-nos” a cozinha e, no fim, brindaram-nos com uma típica tortilla de patata e uma coisa chamada pixto, que consiste numa mistura de tomate, cebola, pimento e pepino cortados aos bocadinhos e cozinhados no fogão. Estava tudo muito bom. Diferente do que estamos habituados mas bom!


Acho que vale a pena referir os comentários das nossas cozinheiras sobre a comida portuguesa:

“Vocês comem muito arroz! E muitas batatas!”

Pormenor… elas andam na FCSH. Preciso de dizer mais alguma coisa?

terça-feira, 13 de maio de 2008

Projecto PUMAP

Hello....
Bem este já é o segundo post sério se bem que este é por uma boa causa...
A Universidade Nova de Lisboa (ou seja, a nossa) juntou-se ao Projecto Causas Superiores TMN com o Projecto PUMAP...
O que é o PUMAP? "Programa de Universitários em Maputo é um grupo constituído por estudantes da Universidade Nova de Lisboa que embarcam voluntariamente, todos os anos, numa aventura de dois meses em Moçambique e de seis meses em Portugal. Apostam na melhoria da formação primária e universitária das populações com quem cooperam".
Para que o nosso projecta vença aos outros 11 é necessário que entrem no site e votem no PUMAP.
Fica aqui o link: http://www.causassuperiorestmn.com/130501/
Ajudem esta causa e façam com que o nosso Projecto vença :)

sábado, 10 de maio de 2008

Semana Académica de Lisboa

Pessoal,
Na próxima semana, de 12 a 17 de Maio, realiza-se a Semana Académica de Lisboa no Parque das Nações...
O cartaz pode ser consultado em: http://sal2008.academicadelisboa.pt/main.html
Temos de combinar um dia (no mínimo) para lá irmos... Temos de ser uns bons académicos e comparecer num festival que é nosso...
Beijinhos***

PS: Este é o primeiro post útil do nosso blog... Significa que estamos a fazer progressos lol Mas não esperem muitos posts como este...

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Little Geography Issue

Conversa ontem, nas mesas do Campo Pequeno

Di: Gostava que os meus filhos fossem ingleses.

Fi: Podem ser, se nascerem em Espanha!

My Hello Message


Olá a todos!

Esta é a primeira vez que escrevo neste fantástico (?) blog, mas é, espero, a primeira de muitas! Uns posts serão completamente estupidos, outros sê-lo-ão apenas um pouco... Não esperem é nada de grande valor intelectual porque nesta casa, apesar de viverem 2 estudantes de uma das conceituadas universidades do país, não se faz, diz ou pensa "nada de jeito".

Agradeço também aos muitos leitores que já nos brindaram com a sua visita. Espero que tenham gostado e que continuem sempre a visitar-nos e a deixar-nos essas coisas fantásticas que enchem o ego de duas pseudo-escritoras de blogues, e que se chamam comentários!




P.S - Porque é que pesquisei no Google por "Hello" e apareceram 500 mil imagens da Hello Kitty??? Raios parta a gata...

Obrigadaaaaaaaa

Com menos de 24 horas o nosso blog já está a ficar bastante composto...
Para isso contribuíram e muito os comentários deixados pelas nossas queridas amigos de CC...
Muito obrigada a todas vocês pelo vossos apoio...
Esperemos que sejam leitoras assíduas do blog desta casa que tanto jeito nos deu para o nosso jantar de Natal =)
Carlinhos, a ti também o nosso obrigado pelo teu comment.. foi muito kido da tua parte...
Beijinhos a todos*****

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Bem-Vindossssss

Hello Hello
Sejam bem vindos ao nosso blog...
Consegui fazer o primeiro post que a Di =)
Como tenho de ir fazer uma notícia para entregar amanhã em Atelier sobre a conferência que assiti do Jorge Sampaio na nossa faculdade não me vou alongar muito mas prometo que amanhã já escrevo algo mais completo... I Promise =)
Por agora é tudo....
Hasta Mañana