sábado, 15 de novembro de 2008

Escólios

Não sei se os caríssimos leitores deste blog idiota já repararam mas desde hoje que em baixo de cada post não aparece "47 comentários" mas sim "47 escólios". E que raio é isto dos escólios? Pois bem, as Malucas depararam-se com esta interessante palavra na realização de uma dessas coisas chatas que se chamam "trabalhos universitários" e acharam-lhe tanta piada que decidiram apoderar-se dela para dar um toque mais intelectual aqui ao blog.
Deixo-vos uma definição de escólio: (tirada de onde? De um site da fcsh, só podia...)

"Termo de origem grega (skólion), que designa uma pequena canção que os comensais gregos costumavam entoar. Foi praticado por Alceu e Píndaro. Veio depois a significar as anotações explicativas ou interpretativas no final de um texto literário, que serviam para esclarecer dúvidas gramaticais ou literárias dos autores clássicos gregos. Destes comentários destinados a tornar em inteligíveis os autores clássicos, temos por exemplo registos de Apolónio e Longino, que fizeram escólios da obra de Homero e de Aristófanes e Aristarco que anotaram Píndaro. Foi também graças ao escoliasta Porfirião que soubemos que Horácio se serviu de uma obra de Neoptólemo de Pário para escrever a sua Arte Poética. Os escólios deviam ser curtos, objectivos e novos, o que nem sempre aconteceu, porque também se verificou uma múltipla actividade escoliástica espúria. Distingue-se o escólio do glossário, porque este explica apenas palavras isoladas e difíceis, ao passo que os escólios estão obrigados a esclarecer todo o texto. Distingue-se também do comentário (v.), porque evita as digressões e é mais breve. A prática antiga dos escólios estendeu-se depois para a exegese bíblica."

Pronto, e agora façam favor de comentar os nossos posts para poderem andar por aí a dizer "Eu deixei um escólio no blog das Malucas!"

2 comentários:

Anónimo disse...

Agora o pessoal da fcsh vai pensar k nós somos as marronas da faculdade por andarmos a usar palavras caras lol
só a titulo de curiosidade.. deste-te ao trabalho de ler a definição de escólio ou fizest apenas copy/paste???

Anónimo disse...

A palavra escólio da mesmo vontade de dizer:

"Epah estou com escolicas"

... =X